16/04/2024 01:49

Secretaria de Agricultura promove visita técnica no Viveiro Florestal de Capanema

A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Espigão Alto do Iguaçu promoveu nesta semana uma visita técnica no Viveiro Municipal e Florestal da cidade de Capanema, no Sudoeste do Estado. De acordo com o representante da secretaria, Rogério Wieczorkowski (Porca Véia), o objetivo da visita é conhecer as técnicas aplicadas, o que está sendo produzido em mudas de árvores, ver os erros e acertos no projeto de Capanema. “O Centro Florestal a ser implantado em Espigão Alto será em parceria com Quedas do Iguaçu. Nos moldes deste de Capanema queremos implantar um projeto ambiental, socioeducacional e psicossocial”, explicou Rogério.

Ele reiterou que o Centro Florestal deverá contribuir de forma significativa nos projetos de Recuperação de Nascentes, áreas degradadas e matas ciliares.  

UM CANTINHO ESPECIAL DA CIDADE

A visita foi coordenada pela secretária de Agricultura de Capanema, Raquel Zschimansk e o responsável pelos trabalhos de campo, Vilmar Hansein. Ela destacou que neste momento a procura maior da população tem sido pelas mudas de ervas medicinais para chás. “Nosso Viveiro Municipal é muito mais que um espaço para produção e distribuição de mudas. Todos os dias são inúmeras pessoas que nos visitam, além dos grupos de trabalhos das escolas, das crianças do Peti e do Cras, que faz um trabalho de apoio psicológico para pessoas com sintomas de depressão ou com algum transtorno mental”, argumentou Raquel.

Atualmente são mais de 40 mil mudas, que são distribuídas por ano de forma gratuita a população. As mudas produzidas são de árvores nativas, exóticas e frutíferas. Também de flores, ervas medicinais e temperos. Vilmar Hansein apresentar seu último trabalho de pesquisa que está desenvolvendo que são as mudas de flores “Astropéia”, fonte natural de alimentos para as abelhas. Parte das sementes são coletadas no próprio município e outras mudas já vem desenvolvidas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Outra ação importante do Viveiro de Capanema é o aproveitamento do descarte das podas de árvores na cidade, onde esse material é picado e após feito a compostagem é utilizado com adubo no plantio de novas mudas de árvores.  

EMBELEZAMENTO DA CIDADE

Uma ação importante do Viveiro Municipal para cidade e a população tem sido o embelezamento da cidade, com as flores produzidas no próprio município. Sendo replantadas pelas ações socioeducacionais e pelos funcionários da prefeitura.

Compartilhe esse post =>

Mais Notícias

Acessibilidade

Pensando na acessibilidade da informação a todos os cidadãos, algumas ferramentas foram desenvolvidas no nosso site, sendo elas:

Modo Alto Contraste

Para facilitar a leitura basta clicar no icone ”Tamanho da fonte / Modo Alto Contraste” localizado na parte inferior direita da tela, e depois no icone indicado na imagem ao lado, que a combinação das cores (branco e preto) irão oferecer um maior contraste.

Tamanho

Para aumentar ou diminuir a fonte do site basta clicar no icone ”Tamanho da fonte / Modo Alto Contraste” localizado na parte inferior direita da tela, e depois no icone indicado na imagem ao lado, que o tamanho da fonte aumenta ou diminui conforme você clicar!

Sugestões

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS INFORMAÇÕES

Uma alternativa à leitura das informações disponíveis no Portal da Transparência, é a utilização da ferramenta "Leitor Selecção (Texto-para-Voz)", onde converte-se o texto em discurso, permitindo que o usuário ouça o conteúdo aqui disponível.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS INFORMAÇÕES

Por fim, para a tradução das informações disponíveis no portal em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, sugerimos a utilização da ferramenta de código aberto e sem custo: Suite VLibras, a qual assegura o acesso ao portal para as pessoas que possuem redução ou ausência da capacidade auditiva. Mais informações sobre a ferramenta: Suite VLibras