15/04/2024 22:14

Nossa Gente

Nossa História

Com a revolução em 1894, comandada pelo ″Juca Tigre″ assim conhecido em nossa região, derivou várias situações e nomes de determinadas regiões que ainda se encontram vivas não só na lembranças, mas também na atualidade, como: Rio União onde as duas tropas se unirão; Rio Despedida onde as tropas se despediram; Rio do Tigre onde as tropas se encontraram e mataram tigres. Prosseguindo a marcha, avistaram uma bela vista, lugar alto onde dominaram de Boa Vista; dando continuidade a marcha avistaram um local onde a visão alcançava uma vasta região denominando a mesma de Espigão Alto, que com a emancipação política passou a denominar-se Espigão Alto do Iguaçu.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Espigão Alto, pela lei municipal nº 19, de 31-12-1953, subordinado ao município de Laranjeiras do Sul.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Espigão Alto, figura no município de Laranjeiras do Sul.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.
Pela lei estadual nº 5668, de 18-10-1967, o distrito de Espigão alto, foi transferido do município de Laranjeiras do Sul, para constituir o novo município de Campo Mourão.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Espigão Alto, figura no município de Campo Mourão.
Pela lei estadual nº 6126, de 14-07-1970, o município de Campo Mourão tomou a denominação de Quedas do Iguaçu.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1971, o distrito de Espigão Alto, figura no município Quedas do Iguaçu (ex-Campo Mourão).
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.
Elevado à categoria de município com a denominação de Espigão Alto do Iguaçu, pela lei estadual nº 10737, de 18-04-1994, desmembrado de Quedas do Iguaçu. Sede no atual distrito de Espigão Alto do Iguaçu (ex- Espigão Alto). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital
Pela lei estadual nº 5668, de 18-10-1967, transfere o distrito de Espigão alto do município de Laranjeiras do Sul para Campo Mourão.

Alteração toponímica distrital
Espigão alto para Espigão Alto do Iguaçu, alterado pela lei estadual nº 10737, de 18-04-1994.

Acessibilidade

Pensando na acessibilidade da informação a todos os cidadãos, algumas ferramentas foram desenvolvidas no nosso site, sendo elas:

Modo Alto Contraste

Para facilitar a leitura basta clicar no icone ”Tamanho da fonte / Modo Alto Contraste” localizado na parte inferior direita da tela, e depois no icone indicado na imagem ao lado, que a combinação das cores (branco e preto) irão oferecer um maior contraste.

Tamanho

Para aumentar ou diminuir a fonte do site basta clicar no icone ”Tamanho da fonte / Modo Alto Contraste” localizado na parte inferior direita da tela, e depois no icone indicado na imagem ao lado, que o tamanho da fonte aumenta ou diminui conforme você clicar!

Sugestões

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS INFORMAÇÕES

Uma alternativa à leitura das informações disponíveis no Portal da Transparência, é a utilização da ferramenta "Leitor Selecção (Texto-para-Voz)", onde converte-se o texto em discurso, permitindo que o usuário ouça o conteúdo aqui disponível.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS INFORMAÇÕES

Por fim, para a tradução das informações disponíveis no portal em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, sugerimos a utilização da ferramenta de código aberto e sem custo: Suite VLibras, a qual assegura o acesso ao portal para as pessoas que possuem redução ou ausência da capacidade auditiva. Mais informações sobre a ferramenta: Suite VLibras