26/09/2023 16:16

Caminhada pela vida marca os 30 dias ações no município

Foram 30 dias de ações de conscientização e de uma palavra amiga as pessoas que se encontram com alguma dificuldade psicológica ou distúrbios mentais, promovido com apoio dos profissionais das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação de Espigão Alto do Iguaçu.

  No encerramento da campanha do “Setembro Amarelo”, também foi um momento marcante no setor educacional em 2021, de reflexão e mostrar a população que o município possui uma boa estrutura de apoio e um mão amiga a todos. “A primeira Caminhada em Prol da Vida aconteceu em Espigão Alto e foi um sucesso, com cerca de 250 participantes, tivemos a presença de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, assim esteve representada toda população do nosso município, juntamente com a administração municipal, em especial as secretarias de Assistência Social e de Educação, realizamos esse primeiro ato em favor da vida”, destaca o secretário de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus.

   A secretária de Assistência Social, Roze de Souza comentou que as ações que foram desenvolvidas ao longo do mês de setembro e tiveram o cuidado e atenção à saúde mental e prevenção do suicídio, em Espigão Alto. “Todas as vidas importam e nós lutaremos sempre por cada uma delas, aqui ninguém está sozinho, somos uma grande família e podemos continuar nos ajudando uns aos outros”, enalteceu a secretária.

CONSCIENTIZAÇÃO E UMA PALAVRA AMIGA

   Uma passeata com o tema “Caminhada pela vida”, percorreu as principais ruas do centro da cidade, para chamar atenção dos trabalhadores nas empresas e a população, sobre a importância de estar atento e buscar ajuda, sempre que estiver deprimido ou algum familiar apresentar os sintomas de depressão.

O DESPERTAR DOS INOCENTES

   Ao final alunos, educadores e os participantes assistiram uma apresentação das crianças do Projeto Águia Pequena. O encerramento foi marcado com a soltura de balões amarelos para simbolizar a liberdade e a leveza da vida, quando ela é vivida com alegria e paz no coração. No convívio dos amigos e familiares.

“A proposta do Setembro Amarelo é tratar a saúde mental como prioridade. Com essas iniciativas feitas pelas secretarias de Saúde, Assistência e Educação, com está caminhada também serve para mostrar o respeito as pessoas. Queremos estimular a empatia e o cuidado com a saúde mental de forma proativa para evitar o suicídio. Pois quando uma pessoa comete um ato extremo nos deixa triste e diante de muitos questionamentos”, explicou o prefeito Agenor Bertoncelo.

Prestigiaram a ação diretores, educadores das escolas públicas, a Assistente Social da Apae de Quedas do Iguaçu, Anair Pereira, Padre Marcos Figusrki, presidente da Câmara de Vereadores, Edimir Czechoski, vereador Odelcio Cecatto, Adriana Gazaniga Klos, representando a Cooperativa Sicredi, que de apoio ao evento.

Departamento de Comunicação

Compartilhe esse post =>

Mais Notícias

Notícias

REFIS 2023

Procure o setor de tributação…..

Acessibilidade

Pensando na acessibilidade da informação a todos os cidadãos, algumas ferramentas foram desenvolvidas no nosso site, sendo elas:

Modo Alto Contraste

Para facilitar a leitura basta clicar no icone ”Tamanho da fonte / Modo Alto Contraste” localizado na parte inferior direita da tela, e depois no icone indicado na imagem ao lado, que a combinação das cores (branco e preto) irão oferecer um maior contraste.

Tamanho

Para aumentar ou diminuir a fonte do site basta clicar no icone ”Tamanho da fonte / Modo Alto Contraste” localizado na parte inferior direita da tela, e depois no icone indicado na imagem ao lado, que o tamanho da fonte aumenta ou diminui conforme você clicar!

Sugestões

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS INFORMAÇÕES

Uma alternativa à leitura das informações disponíveis no Portal da Transparência, é a utilização da ferramenta "Leitor Selecção (Texto-para-Voz)", onde converte-se o texto em discurso, permitindo que o usuário ouça o conteúdo aqui disponível.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS INFORMAÇÕES

Por fim, para a tradução das informações disponíveis no portal em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, sugerimos a utilização da ferramenta de código aberto e sem custo: Suite VLibras, a qual assegura o acesso ao portal para as pessoas que possuem redução ou ausência da capacidade auditiva. Mais informações sobre a ferramenta: Suite VLibras