03/07/2024 00:42

Caminhada pela vida marca os 30 dias ações no município

Foram 30 dias de ações de conscientização e de uma palavra amiga as pessoas que se encontram com alguma dificuldade psicológica ou distúrbios mentais, promovido com apoio dos profissionais das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação de Espigão Alto do Iguaçu.

No encerramento da campanha do “Setembro Amarelo”, também foi um momento marcante no setor educacional em 2021, de reflexão e mostrar a população que o município possui uma boa estrutura de apoio e um mão amiga a todos. “A primeira Caminhada em Prol da Vida aconteceu em Espigão Alto e foi um sucesso, com cerca de 250 participantes, tivemos a presença de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, assim esteve representada toda população do nosso município, juntamente com a administração municipal, em especial as secretarias de Assistência Social e de Educação, realizamos esse primeiro ato em favor da vida”, destaca o secretário de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus.

A secretária de Assistência Social, Roze de Souza comentou que as ações que foram desenvolvidas ao longo do mês de setembro e tiveram o cuidado e atenção à saúde mental e prevenção do suicídio, em Espigão Alto. “Todas as vidas importam e nós lutaremos sempre por cada uma delas, aqui ninguém está sozinho, somos uma grande família e podemos continuar nos ajudando uns aos outros”, enalteceu a secretária.

CONSCIENTIZAÇÃO E UMA PALAVRA AMIGA

Uma passeata com o tema “Caminhada pela vida”, percorreu as principais ruas do centro da cidade, para chamar atenção dos trabalhadores nas empresas e a população, sobre a importância de estar atento e buscar ajuda, sempre que estiver deprimido ou algum familiar apresentar os sintomas de depressão.

O DESPERTAR DOS INOCENTES

Ao final alunos, educadores e os participantes assistiram uma apresentação das crianças do Projeto Águia Pequena. O encerramento foi marcado com a soltura de balões amarelos para simbolizar a liberdade e a leveza da vida, quando ela é vivida com alegria e paz no coração. No convívio dos amigos e familiares.

“A proposta do Setembro Amarelo é tratar a saúde mental como prioridade. Com essas iniciativas feitas pelas secretarias de Saúde, Assistência e Educação, com está caminhada também serve para mostrar o respeito as pessoas. Queremos estimular a empatia e o cuidado com a saúde mental de forma proativa para evitar o suicídio. Pois quando uma pessoa comete um ato extremo nos deixa triste e diante de muitos questionamentos”, explicou o prefeito Agenor Bertoncelo.

Prestigiaram a ação diretores, educadores das escolas públicas, a Assistente Social da Apae de Quedas do Iguaçu, Anair Pereira, Padre Marcos Figusrki, presidente da Câmara de Vereadores, Edimir Czechoski, vereador Odelcio Cecatto, Adriana Gazaniga Klos, representando a Cooperativa Sicredi, que de apoio ao evento.