30/09/2022 17:41

Recenseadores do IBGE iniciam entrevistas da população para o Censo 2022

O IBGE iniciou às entrevistas domiciliares do Censo Demográfico 2022 com a população da cidade de Espigão Alto do Iguaçu. Até novembro, os recenseadores vão visitar cada domicílio nos bairros da cidade e comunidades do interior do município, incluindo Aldeia Indígena do Pinhal e Núcleo Universal dos Paraguaios.

Mas o que é o Censo IBGE? É uma pesquisa que o IBGE realiza a cada 10 anos. A última pesquisa aconteceu em 2010. Com a pandemia da Covid-19, houve um atraso e o Censo acontecerá agora, em 2022. Sendo assim, o levantamento realiza uma coleta de dados a respeito da população brasileira e assim traça um perfil socioeconômico do país. Além de saber o tamanho da população brasileira, o Censo tem o objetivo de obter os dados sobre as características de cada morador, como idade, sexo, religião, raça ou cor, renda, escolaridade e saneamento básico dos domicílios.

Como reconhecer um recenseador? Os recenseadores estão identificados com colete, boné e aparelho onde registram o questionário. Todos com a logo do IBGE. Além disso, no colete de cada um há um crachá com um QR Code, onde o morador pode apontar a câmera e identificar a veracidade do profissional.

Além dos Recenseadores estarem passando nas casas fazendo a coleta dos dados, uma pequena parte desses domicílios receberá também a visita dos Agentes Censitários Supervisores (ACS), que realizarão uma pequena entrevista com o morador com o objetivo de avaliar a qualidade da coleta dos dados, visando minimizar alguns possíveis erros para termos um resultado mais preciso. Então seu domicílio pode receber mais de uma visita de um profissional do IBGE.

Lembrando que as informações coletadas pelo IBGE estão protegidos por Lei, os dados são criptografados e utilizados apenas para fins estatísticos, nenhum dado pessoal será divulgado.

Em caso de dúvida, há ainda o telefone 0800 721 8181 que pode ser utilizado para pedir informações sobre a pessoa que se apresenta como recenseador. A população também poderá tirar dúvidas no posto de coleta, que está localizado na Rua Juazeiro 929, Centro de Quedas do Iguaçu, anexo a Secretaria Municipal de Educação, ou pelo Fone: (42) 99113-0967.

FONTE: IBGE

Compartilhe esse post =>

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais Notícias