28/03/2024 14:01

Programa de valorização do comércio local

Uma das ações marcante pela atual gestão de Espigão Alto do Iguaçu em 2021 foi a campanha de valorização do comércio local. Que teve início com um café da manhã, com apresentação do programa “Chegou a hora de valorizarmos o comércio local”. Que teve como lema, ao comprar aqui você promove o desenvolvimento de Espigão Alto do Iguaçu, gera empregos e renda.  As empresas e comércios fortalecidos geram impostos que subsidiam ações na Saúde, Educação, Agricultura e Segurança. Gerando novas oportunidades de negócios e expansão.  Isso é promover o “Desenvolvimento Sustentável”. “É daqui, é o nosso povo, é a nossa gente”, valorize o comércio local”.

O prefeito Agenor Bertoncelo comentou que se faz necessário a implantação de ações que visem o fortalecimento das empresas do município.  De acordo com o gestor as medidas também vêm num momento de superação aos efeitos da economia que ficou paralisada e para preparar os lojistas e prestadores de serviços para a retomada das atividades pós Pandemia da Covid-19. “Como poder público municipal precisamos criar um movimento de reciprocidade, de valorização e compreensão, de fomento às vendas, de estímulo ao comércio local, na cidade, bairros e interior, valorizando assim nossas empresas, nossa gente”, enalteceu Agenor Bertoncelo.

LEGALIDADE

O programa que será aplicado em Espigão Alto do Iguaçu, tem como base de exemplo uma cidade do Rio Grande do Sul, que conta atualmente com 3,2 mil habitantes. Um projeto de Lei que vai regulamentar o programa deverá ser enviado à Câmara de Vereadores nos próximos dias, que tem como objetivo também de aumentar o índice de participação na arrecadação Estadual de Impostos, bem como a arrecadação Municipal.

Todo o comércio de Espigão Alto do Iguaçu, prestadores de serviços e produtores rurais poderão participar da campanha, sem custo de adesão. A cada R$ 50,00 em compras feitas no período da campanha darão direito a 01 cupom ao consumidor.

O departamento de comunicação apresentou alguns pontos do programa que terá o alinhamento das empresas que vão participar da campanha, com supervisão de uma comissão eleita pelos empresários e lojistas presentes no evento.

REDES SOCIAIS

É necessário mobilizar a sociedade e criar uma verdadeira rede de suporte ao comércio local, estimulando a economia de Espigão Alto. Campanhas nas redes sociais (Facebook- Site- WhatsApp, Instagram e Meios de Comunicações), têm estimulado o apoio aos pequenos negócios neste momento, seja comprando ou auxiliando na divulgação. Essa é a melhor forma de enfrentarmos juntos a crise do Coronavírus.

COMPRE DOS PEQUENOS

Uma das principais maneiras de auxiliar os empreendedores em meio à crise é comprando nas empresas locais. Mesmo com as portas fechadas, muitas seguem atendendo aos clientes através do serviço de delivery ou para retirada, como supermercados, restaurantes, lancherias, pizzarias e docerias.

Todos precisam comprar itens básicos, como comida e produtos de higiene e limpeza. Pesquise quais estabelecimentos da sua rua, bairro e cidade estão em funcionamento e os priorize.

DIVULGUE E INDIQUE

Estimule os negócios locais através de divulgação. Use as redes sociais para estimular o consumo desses pequenos estabelecimentos da sua rua ou bairro.

Incentive as pessoas a fazerem o mesmo, trocando grandes empresas e redes por pequenos comerciantes. Outra forma de auxiliar na divulgação é dar dicas dos seus estabelecimentos favoritos. Indicação tem peso.

Vamos juntos valorizar e apoiar o comércio local!!!

FONTE: Sebrae/ FCDL/SC.

CRONOGRAMA DA CAMPANHA

A campanha de valorização do comércio local iniciou no dia 01 de setembro, até dia 31 de dezembro de 2021. Ao todo foram 10 sorteios de prêmios aos consumidores.

As empresas que desejarem participar da campanha deverão assinar um Termo de Compromisso e assim terão direito as cautelas (Blocos de cupons) e materiais de divulgação da campanha, gratuitamente.

Prestigiaram o evento o vice-prefeito, José N. Zgoda, secretários municipais: Jucemar Mendes de Jesus (Saúde), Roze de Souza (Assistência Social), presidente da Câmara de Vereadores, Edimir Czechoski “Chuvisco”, vereadores: Solange Zgoda, Odelcio Cecatto, Rogério Wieczorkowski (Porca Véia), Nilson Viera, Liamara Andreiv e Renê Fernandes (Rentio).