03/07/2024 00:28

O município sobe de 60% para 88.61% no índice de avaliação no Portal da Transparência

Espigão Alto do Iguaçu com mais de quatro mil habitantes recebeu boas notícias nesta semana com a divulgação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), onde em 2021 o município obteve a nota 88.61% de avaliação. Em 2019 o índice era de 60%.

Esta é a terceira edição da análise que avaliou 120 itens contidos em 5 dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade.

De acordo com o gestor do Portal, Marcio Bonella os resultados é fruto da dedicação de servidores municipais em diversas secretarias, que não tem medido esforços em prestar bons serviços à população.  “Por determinação do prefeito Agenor Bertoncelo todo setor de informatização vem passando por algumas adequações com objetivo de facilitar o acesso dos munícipes no Portal da prefeitura, seja para pesquisa ou serviços. Outra ação que vai contribuir neste processo é a reestruturação do site oficial do município, que deverá conter mais informações e novas ferramentas de acesso ao visitante”, destaca Bonella.

GEPATRIA

O Promotor de Justiça, Fabrício Trevisan, que coordena o Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate a Improbidade Administrativa (GEPATRIA), do Núcleo de Francisco Beltrão enviou o ofício a prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu parabenizando o prefeito municipal e os servidores pelos índices de avaliação obtidos em 2021. “O município e seus servidores municipais estão de parabéns pelo bom desempenho e os índices obtidos em 2021. Obtendo nota superior à média de cidades do Sudoeste”, afirmou o Promotor.

O Ranking da Transparência é elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado, em parceria com a Universidade Positivo, o ranking avaliou a qualidade das informações e a facilidade de acesso aos dados por parte da população dos portais da transparência de todos os 399 municípios do Paraná.

TRANSPARÊNCIA

Falando ao Portal G1, o auditor de controle externo do TCE e gerente do projeto de transparência, Fabio André Rosenfeld destacou as melhorias para população, que passam a ter mais facilidade de acessar os portais públicos municipais.

“Tivemos um aumento surpreendente na qualidade dos portais. A média geral da transparência das prefeituras ficou em 80%, o que significa que teve um aumento de 16 pontos em relação a 2019, primeiro ano monitorado. Em 2019, ficou em 64%, em 2021 subiu para 80%,” destaca o auditor de controle externo do TCE e gerente do projeto de transparência, Fabio André Rosenfeld.

Avaliação de alguns municípios do Estado:

Maringá (94,72%)

São José dos Pinhais (93,59%)

Londrina (90,42%)

Cascavel (89,45%)