03/07/2024 14:25

Asfalto Mato Queimado: foram 25 anos de espera

Nesta 1ª etapa serão seis quilômetros de pavimentação asfáltica que vai levar uma nova realidade para centenas de pequenas e médias propriedades agrícolas

Já está concluído a pavimentação asfáltica ligando a cidade de Espigão Alto do Iguaçu até a comunidade do Mato Queimado, passando pela Linha Calamancio. Nesta etapa estava sendo pavimentada cerca de seis quilômetros de estradas e mais alguns trechos de serras. “Essa estrada possuía um calçamento muito antigo e já deteriorado, que infelizmente nas outras gestões não foi possível fazer a pavimentação e neste mandato fomos bem sucedidos na conquista de recursos para realização desta obra que era um anseio e uma reivindicação dos moradores desta região”, argumenta o prefeito Agenor Bertoncelo.

De acordo com o gestor os recursos para realização da obra vieram via Emenda Parlamentar do deputado federal, Hermes Parcianello “Frangão” e recursos próprios. Ao todo serão quase R$ 2 milhões em investimentos. A estrada tem uma extensão de cerca de 12 quilômetros, onde seis KM está recebendo a camada asfáltica e os outros seis quilômetros deverá receber material frisado de asfalto, que foi conseguido junto ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Ele lembra que foi liberado somente neste ano pelo DER mais de mil toneladas de resíduos asfáltico, que foi retirado da BR 277.

INTERIOR VIVE UMA NOVA REALIDADE

O vice-prefeito José N. Zgoda disse que os moradores tinham toda razão em reclamar pelo fato que estrada estava intransitável, com todo trecho deteriorado, que agora todos ganham com os investimentos que estão sendo realizado pela atual gestão. “Havia um compromisso de se fazer um tapa-buraco, mas o prefeito Agenor foi feliz em buscar os recursos necessário para a pavimentação asfáltica que está sendo implantada”, comentou Zgoda.

O material frisado está sendo aplicado em diversos trechos de estradas no interior, como Faxinal do Céu, Calamancio, Vorá, Mato Queimado, Cabeceira do Mato Queimado e Água do Meio.

O presidente da Câmara de Vereadores, Edimir Czechoski parabenizou o prefeito Agenor Bertoncelo pela forma que vem conduzindo o município. “O prefeito Agenor tem sido muito feliz e mostra competência quando procurar resolver problemas crônicos no município, como este do asfalto ligando a comunidade do Mato Queimado. Uma viagem que durava cerca de uma hora e a partir de agora poderá ser feita em poucos minutos pelos moradores”, frisou Chuvisco.

Estiveram acompanhando o prefeito Agenor Bertoncelo na vistorias as obras, o vice-prefeito José Zgoda, secretário de Administração Flávio Dreher, vereadores: Edimir Czechoski, Solange Zgoda, Rogério Porca Véia, Rene Fernandes, Liamara Andreiv e Nilson Viera.