27/03/2024 17:50

Sicredi e secretaria de Saúde lançam campanha para aquisição bombas extratoras de leite materno

ANIVERSÁRIO DA SOLIDARIEDADE

FOTO: Divulgação

Numa iniciativa da Cooperativa de Créditos Sicredi, agência de Espigão Alto do Iguaçu e secretaria municipal de Saúde será lançado durante as agendas de festividades de aniversário do município, a campanha “Faça um pix solidário e ajude a salvar uma vida”, onde sua doação será revertida na compra de bombas ou maquininhas extratoras de leite materno.

“Está ação tem como objetivo de mostrar a importância do cooperativismo. No Sicredi sempre no mês de julho nós temos uma data especifica para isso, mas intendemos que apoiar essa causa do incentivo ao aleitamento materno dentro das comemorações de aniversário do município, certamente vai contribuir num maior envolvimento dos cooperados, pois acima de tudo a campanha visa salva vidas”, enalteceu a gerente do Sicredi, Adriana Gazaniga Klos.

Adriana conta que a ideia surgiu numa conversa com o secretário municipal de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus, pela necessidade de aquisição de maquininhas, sendo possível assim a coleta do leite materno, que será encaminhado ao Banco do Leite, em Cascavel. Para isso a Cooperativa Sicredi está criando uma conta, com um número de “Pix”, para que as pessoas possam fazer as doações em dinheiro.

BEBÊS PREMATUROS

A importância do leite materno para qualquer bebê ninguém discute, mas para um que nasceu antes do tempo, os estudos provam, ele é ainda mais especial. O leite materno é o único alimento que tem anticorpos que protegem o bebê prematuro contra doenças, mais comuns de ocorrerem do que num bebê a termo. O leite materno tem ainda nutrientes especiais para fazer o bebê crescer. E como o prematuro ainda não tem o sistema digestivo em pleno desenvolvimento, o leite materno é mais fácil de ser digerido e ajuda a completar o funcionamento do sistema digestivo deste bebê.

o aleitamento materno é essencial para o bom desenvolvimento do bebê. Seus benefícios vão desde fortalecer a imunidade do recém-nascido a evitar o estresse e ansiedade. E ao voltarem para suas rotinas de trabalho, muitas mães passam a buscar alternativas para não interromperem precocemente a amamentação de seus pequenos. Para isso, tirar leite e armazená-lo passa a ser uma opção útil e super necessária. Porém, com isso, também surgem diversas dúvidas em relação a esse tema.

A extração de leite não só não reduz a quantidade de leite, como ainda estimula constantemente a sua produção.

Além de ajudar as mães que voltaram a trabalhar, a retirada de leite também é uma alternativa para aumentar a produção, ajudar a fazer estoque de leite e, até mesmo, facilitar na alimentação de um bebê prematuro que ainda está aprendendo a sugar.

O leite materno para prematuros é uma gota que salva muitas vidas, onde o município está sendo referência pela 10ª Regional de Saúde

SEJA UM PARCEIRO DESTA CAUSA

O secretário de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus, parabenizou a Cooperativa de Crédito Sicredi, pela iniciativa em apoiar esta causa. “Juntos vamos desenvolver um brilhante projeto sobre a doação de Leite Materno, sabendo da grande demanda e da falta desse alimento que é considerado o melhor do mundo, as mães de Espigão Alto poderão ajudar alimentar as crianças que estão nos hospitais e nas UTI´s neonatal da região”, explicou Jocemar.

Destacando que a doação de leite materno vai fazer a diferença na vida das crianças e das famílias de toda nossa região, a necessidade é grande e o município pode dar a sua parcela de contribuição nessa causa, para isso a ação pretende levantar valores para que sejam compradas as máquinas elétricas de coleta de leite, a fim de dar uma condição mais favorável para que a mãe tenha um conforto maior na hora da doação.

“Por isso contamos com a ajuda de toda população para que tenhamos uma sala de coleta de leite materno no Centro Municipal de Saúde, equipada com todo o aparato necessário para que nossas mãezinhas possam vim até nós, receber toda orientação necessária e poder realizar a sua doação. Leite materno é mais que alimento é remédio”, enfatizou o secretário.

CONFIRA ALGUNS BENEFÍCIOS QUE O ALEITAMENTO MATERNO CONFERE PARA A SAÚDE DO BEBÊ:

– Fortalece a imunidade

– Aumenta o contato entre mãe e bebê, evitando até o choro e a ansiedade

– Todos os componentes do leite materno são aproveitamos pelo organismo, sendo o melhor alimento para o intestino do bebê

– Ajuda no desenvolvimento do pulmão e reduz o risco de alergias

– Evita cólicas

– Previne doenças futuras, como obesidade, diabetes, hipertensão e doença celíaca.

– Combate à anemia

– Ajuda no desenvolvimento cognitivo

– Desenvolve a arcada dentária

– Colabora para o crescimento dos bebês prematuros.

BANCO DO LEITE

Todo líquido coletado de mães de Espigão Alto do Iguaçu, serão encaminhados para um banco do leite, em Cascavel.

Fonte: doutissima.com.br