A campanha reforça importância do cuidado com a saúde do homem, com foco na prevenção de agravos evitáveis, como insuficiência cardíaca, diabetes, hipertensão e outras comorbidades
A secretaria municipal de Saúde de Espigão Alto do Iguaçu inovou neste ano, na campanha “Agosto Azul”, promovendo reuniões com palestra em diversas comunidades do interior. A forte adesão na ação superou as expectativas e está servindo de contraponto estadual, já que dados da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), mostram que em 2024, apenas 29% dos atendimentos individuais realizados na faixa etária de 20 a 59 anos foram destinados aos homens. Essa baixa procura demonstra o desafio contínuo de superar preconceitos e estimular o autocuidado entre os homens.
O secretário municipal, Jocemar Mendes de Jesus destaca que neste ano, o foco da campanha é a prevenção de agravos evitáveis, como insuficiência cardíaca, diabetes, hipertensão e outras comorbidades que continuam impactando significativamente a saúde da população masculina.
“Neste ano cada participante ganhou uma caneca, com a logo da campanha, que vai servir diariamente para lembrá-los da importância da prevenção, pois todo homem é pai, avô, o chefe da família, servindo como referência familiar, por isso a importância da sua saúde estar em dia”, enfatizou.
O médico Saulo Rojas Balderrama é o responsável na transmissão da mensagem aos participantes, alertando de algumas práticas importantes no dia a dia, além da realização periódica de exames preventivos. O médico esclareceu sobre mitos da doença e a importância de tratar a doença na fase iniciar, onde com bom tratamento o paciente geralmente obtém a cura em 100%.
DADOS DA SESA
Entre os principais agravos que geram internações masculinas e que poderiam ser evitados com ações na Atenção Primária à Saúde (APS) estão: doenças imunopreveníveis por vacinação, pneumonias bacterianas, angina, insuficiência cardíaca e infecções de pele e tecido subcutâneo. Em 2024, os homens representaram 69,8% das internações por doenças imunopreveníveis (contra 30,2% das mulheres), 53,6% por pneumonias bacterianas (contra 46,4%), 57,2% por angina (contra 42,8%), 56,1% por insuficiência cardíaca (contra 43,9%) e 62,4% por infecções de pele (contra 37,6%).
“O Agosto Azul vai além de um mês de conscientização. É uma oportunidade para que cada vez mais homens assumam o protagonismo da própria saúde, não apenas este mês, mas durante todo o ano. Cuidar da saúde não deve ser visto como um sinal de fraqueza, mas sim de responsabilidade e compromisso com a própria vida e com as pessoas que amam”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Beto Preto reforça a importância de medidas simples e eficazes de promoção da saúde, como monitoramento da pressão arterial, alimentação saudável, prática de atividades físicas e cessação do tabagismo. Além disso, destaca-se o papel essencial da vacinação como forma de prevenção.
Prestigiaram o evento o vice-prefeito, José Zgoda, vereadores: Márcio Furman e Nelson Suldoviski “Juca”.
Fonte: Agência de Noticias do Paraná
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu