06/12/2022 00:51

Grupo SAMI retoma atividades com a população da Terceira Idade

Coordenado pelo Centro de Assistência Social (CRAS), secretarias de Assistência Social e de Saúde de Espigão Alto do Iguaçu inúmeros programas e atividades pós-pandemia da Covid-19 vem retomando suas atividades. Nesta semana foi a vez do Sistema de Aprendizagem para Maior Idade (SAMI), que teve atividades com a Psicóloga Heloísa Brugnara, aplicando algumas dinâmicas e conversas sobre a importância da estimulação da memória.

O professor de Educação Física Guilherme da Costa desenvolveu diversas atividades físicas, com exercícios básicos e estimulantes.

O Programa Saúde do Idoso foi implantado em 2013 tendo como principal objetivo valorizar a cultura e promover o envelhecimento ativo e saudável. Dentre as atividades realizadas estão à criação de um grupo com idosos em cada polo base, para que as equipes possam se reunir com os idosos, realizando educação em saúde, promoção da qualidade de vida e proporcionando momentos de descontração.

  No programa SAMI são realizado educação em saúde, avaliação dos sinais vitais, avaliação antropométrica e atividade física. As atividades tem como intuito aproximá-los do Polo não apenas para o trabalho curativo e, sim, para trabalhar a prevenção e promoção da saúde.

   Para os profissionais no início houve uma certa resistência por parte dos idosos, mas isso vem sendo superado, com momentos de descontração e valorização dos idosos.

Compartilhe esse post =>

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais Notícias