14/05/2024 22:26

ESPIGÃO ALTO DO IGUAÇU/GENTE CUIDANDO DE GENTE

Bertoncelo: reajustes salariais vão de 22,14 % à 51,48 %

IMPLANTAÇÃO DO VALE ALIMENTAÇÃO NO VALOR DE R$ 300,00  PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DE ESPIGÃO ALTO DO IGUAÇU

SONY DSC

Numa valorização ao funcionalismo público inédita no Município de Espigão Alto do Iguaçu, Bertoncelo anuncia reajustes salariais para 15 categorias dentro do quadro de funcionalismo público, sendo eles:

Auxiliar Administrativo 22,14 %;

Auxiliar de Odontologia 21,53 %;

Auxiliar de Serviços Gerais 28,21 %;

Monitora 23,25 %;

Motorista 1 – 28,21 %;

Nutricionista 26,79 %;

Operador de Máquinas 26,79%;

Padeiro 29,03%;

Pedagoga 22,79 %;

Técnico em Enfermagem 28,40 %;

Técnico em Higiene Dental 23,25 %;

Vigia 28,21 %;

Zeladora 29,90 %;

Conselheiro Tutelar 51,48% e

Chefe de Departamento 24,45 %.

VALE ALIMENTAÇÃO

Em outra ação pioneira no Município, Bertoncelo anunciou a implantação do vale alimentação no valor de R$ 300,00 para todas as categorias do funcionalismo público contemplados para funcionários 40 horas semanais e proporcional aos demais funcionários que atuam em cargas horárias diferentes.

O prefeito de Espigão Alto do Iguaçu, Agenor Bertoncelo, promoveu um evento na última sexta-feira (26), com os servidores municipais, onde foi apresentado os percentuais de reajustes salariais, a implantação do Vale Alimentação e assuntos gerais da administração.

De acordo com o secretário de Planejamento e Finanças, Nelto Zolet, depois de alguns estudos e muitos cálculos com as equipes de finanças e jurídicas, foi determinado pelo prefeito Agenor o  reajustes de R$ 250 reais, e um Vale Alimentação no valor de R$ 300 reais, para servidores que cumprem 40 horas semanais. Para os servidores que fazem menos horas, os valores de Vale Alimentação será gradual as horas semanais trabalhadas.

“Para podermos implantarmos o Vale Alimentação foi necessário adotar algumas regras que a lei exige, no cumprimento pelos servidores nas questões das faltas ao trabalho e nas questões dos atestados médicos. No momento serão R$ 550 reais para servidores de 40 horas, lembrando que o prefeito Bertoncelo nos 4 anos de mandato concedeu recomposição salarial com a corrosão da inflação nos salários num total de 24,18% de reajustes salariais, sendo;

2021 – 4,52%;

2022 – 8,45 %;

2023 – 7,50 % e

2024 – 3,71 %, explanou Nelto Zolet.

O secretário também anunciou um aumento salariais aos conselheiros tutelares, que ganham atualmente R$ 1.864 reais e passam a ganhar R$ 2.850 reais, contando os R$ 300 reais de Vale Alimentação. Totalizando 51,48% de aumento nos salários.

“Nestes quatro anos foram 24,18% de recomposição salarial, numa gestão onde temos procurado valorizar o nosso servidor municipal, que é o nosso elo de comunicação com a população, no atendimento diário em todos os setores públicos do município”, destacou Zolet.

UMA GESTÃO HISTÓRICA

Falando aos servidores municipais, o prefeito Agenor Bertoncelo agradeceu aos servidores pela dedicação e empenho nas suas funções. Aos secretários municipais pelos bons resultados obtidos nos seus setores de trabalho.

“A valorização salarial dos servidores em todas as categorias tem sido uma prioridade em nossa gestão, corrigindo algumas defasagens e dando aumento real acima da inflação. Nossa meta era dar R$ 500 reais de aumento nos salários, mas devido a uma decisão do Governo Federal sobre a alíquota de INSS sobre folha de pagamento, tivemos que recuar para não comprometer as finanças do município”, enfatizou o prefeito.

Bertoncelo lembrou que não era um compromisso seu de campanha, mas ao assumir o seu mandato de prefeito, determinou ao secretário de finanças Nelto Zolet que nenhum servidor municipal iria ganhar menos de R$ 2.000 reais neste mandato.

“Aos poucos fomos corrigindo aos defasagens do passado e atualmente posso afirmar que nenhum servidor municipal ganha menos de R$ 2 mil reais. Avalio estar agindo de forma correta e humana e espero que o próximo gestor mantenha essa linha de valorização da categoria, que nos representa diariamente no atendimento à população”, comentou.

CÂMARA DEVERÁ VOTAR OS REAJUSTES SALARIAIS

Fazendo o uso da palavra o presidente da Câmara de Vereadores, Odelcio Cecatto, parabenizou o prefeito Agenor Bertoncelo pela iniciativa e as atitudes tomadas pela atual gestão na valorização dos servidores municipais.

“A Câmara tem sido parceira desta gestão nas ações de valorização dos servidores. Analisando os percentuais é nítido e também percebemos o nível de satisfação do servidor municipal com atual gestão”, argumentou Cecatto.

VALORIZAÇÃO DO COMÉRCIO LOCAL

Com os novos percentuais salariais a partir do dia 1º de junho, serão injetados cerca de R$ 1, 1 milhões mensais a mais na economia do município, valorizando e visando fomentar o comércio local.

“Quero parabenizar os nossos valorosos servidores municipais e também o prefeito Agenor pela iniciativa da implantação do Vale Alimentação. Um valor que certamente vai ajudar muito no salário mensal dos servidores. Essa gestão tem dado certo com tantas conquistas pela união de todos. Os servidores fazendo sua parte no atendimento a população e a gestão fazendo seu diferencial de administração”, falou o vice-prefeito José Zgoda.

Prefeito Agenor Bertoncelo fez questão de listar os vereadores que são parceiros desta gestão:

Odelcio Cecatto, Solange Zgoda, Marcio Rohden, Rogério Porca Véia, Liamara Andreiv, Renê Fernandes (Rentio), Edimir Czechoski (Chuvisco), Nelson Suldovski (Juca) e Nilson Viera.