Cada participante recebeu uma sombrinha cor-de-rosa como símbolo da campanha de prevenção ao câncer
A Secretaria Municipal de Saúde de Espigão Alto do Iguaçu promoveu, na última sexta-feira (31), o evento de encerramento da campanha “Outubro Rosa 2025”, reunindo mais de 350 mulheres no Centro de Eventos do município. A tarde especial contou com uma palestra-show, momentos de descontração e a entrega de sombrinhas cor-de-rosa às participantes, em alusão à campanha de conscientização e prevenção ao câncer.
O secretário municipal de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus, destacou a satisfação em ver o grande número de mulheres engajadas.
“Tivemos um mês de muitas atividades em todo o município, envolvendo nossas equipes nas comunidades e bairros. Realizamos ações de conscientização, coleta de exames preventivos e agendamento de mamografias. Trabalhamos o cuidado com a saúde da mulher de forma integral. Este evento de encerramento foi um momento de alegria e celebração de todo esse esforço coletivo”, ressaltou Jocemar.
Casos de câncer aumentam 60% no país
Mesmo com campanhas constantes de prevenção, os índices de diagnósticos continuam em alta. Segundo dados do Ministério da Saúde, somente em 2024 houve um aumento de mais de 60% nos casos de câncer no Brasil. A projeção para 2025 indica que mais de 73 mil pessoas possam ser acometidas pela doença.
“Agradeço o empenho de nossas equipes, o apoio do prefeito Agenor Bertoncelo, das demais secretarias e da 10ª Regional de Saúde. Nosso desafio é oferecer uma saúde cada vez mais ativa, participativa e preventiva”, complementou o secretário.
Mulher: o alicerce da família e da comunidade
O vice-prefeito José Zgoda destacou o sucesso da campanha e o envolvimento das mulheres.
“Eventos como este mostram a confiança da população no trabalho da Secretaria de Saúde e reforçam o compromisso da gestão com o bem-estar das famílias de Espigão”, disse.
A primeira-dama Isabel Bertoncelo também enfatizou a importância do autocuidado:
“A mulher é o alicerce do lar, da comunidade e da sociedade. Por isso, é fundamental que mantenha seus exames em dia e cuide da própria saúde”, afirmou.
A palestra principal foi conduzida pelo especialista em Educação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e FIOCRUZ, Renato A. M. Pesibiczeski, de Pato Branco, que abordou temas ligados à saúde da mulher e à importância da prevenção.
Ao final do evento, cada participante recebeu uma sombrinha cor-de-rosa, símbolo de carinho e lembrança da campanha Outubro Rosa 2025 em Espigão Alto do Iguaçu.
Prestigiaram o evento o secretário de Saúde de Santa Lúcia, Leandro Lima Galvão, técnicos da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, secretários municipais, a presidente da Câmara, Simone Bez Gorio, vereadores: Edimir Czchecoski “Chuvisco”, Solange Zgoda e Rogério Porca Veia.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu
#EspigãoAltoDoIguaçu #outubroRosa #PrefeituraDeEspigão #maisSaude

